logo

“ENEM DOS CONCURSOS”

Concurso Unificado terá mais de 6,5 mil vagas em 20 órgãos federais

Com a unificação, os candidatos poderão concorrer a várias vagas em diferentes órgãos federais, pagando uma única taxa de inscrição


Por Redação Popular Online com G1

img

Imagem ilustrativa. (Foto: Banco de imagens freepik)

Foi anunciado nesta sexta-feira (29), pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), que 20 órgãos vão participar da prova unificada do governo federal para a seleção de novos servidores, o "Enem dos concursos públicos",previsto para ocorrer até março 2024.

 

A ideia é que, com a prova unificada, os candidatos possam concorrer a várias vagas em diferentes órgãos federais, pagando uma única taxa de inscrição.

 

O edital do concurso deve ser publicado em 20 de dezembro e as provas devem ocorrer de forma simultânea até março de 2024 em 180 municípios brasileiros.

 

No total, serão 6.590 vagas nesta primeira edição.

 

Veja os órgãos que aderiram ao 'Enem dos concursos' e as vagas:

 

InstituiçõesVagas
FUNAI502
INCRA742
MAPA520
MGI e transversais1480
MS220
MTE900
ANTAQ30
MDIC110
PREVIC40
ANEEL40
ANS35
IBGE895
MJSP130
MCTI296
MINC50
AGU400
MEC70
MDHC40
MPI30
MPO60
TOTAL6.590

 

Como vai funcionar a inscrição?

 

— Os candidatos poderão concorrer a várias vagas de uma mesma área de atuação. Assim, no momento da inscrição, eles deverão optar por um dos blocos temáticos disponíveis.
— Depois disso, será necessário indicar seu cargo/carreira por ordem de preferência entre as vagas disponíveis no bloco de sua escolha.
— Caso deseje, o candidato também pode se inscrever somente para uma vaga específica.
— Para o preenchimento das vagas, a banca vai avaliar o desempenho do candidato na prova e também a ordem de preferência que ele determinou para os cargos.
— O edital do concurso deve ser publicado até o dia 20 de dezembro, segundo o MGI.

 

Como será a prova?

 

— A prova será aplicada em 180 municípios brasileiros e dividida em duas partes no mesmo dia.
— A primeira parte será formada por questões objetivas com matriz comum a todos os candidatos, e a segunda com questões específicas e dissertativas por blocos temáticos.
— Após a primeira fase poderão ser agregadas, a critério dos órgãos ou por determinação legal de carreiras específicas, pontuações relativas à titulação acadêmica, experiência profissional, apresentação de memoriais, provas práticas, entre outras.
— A realização da prova está prevista para ocorrer até março de 2024, e os resultados gerais da primeira fase devem ser divulgados até o final de maio.

 

FALE COM O POPULAR ONLINE

Para falar com a redação do Popular Online, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.


FESTIVIDADES DE FIM DE ANO

Réveillon terá dois dias de shows regionais e atração nacional em Mirassol d’Oeste

O município de Mirassol d’Oeste prepara uma grande programação para celebrar a virada do ano com as Festividades de Fim de Ano – Réveillon, marcadas para os dias 30 e 31 de dezembro. O evento contará com apresentações de artistas regionais e show nacional da banda Koyote, reunindo música e entretenimento para a população.De acordo com o cronograma oficial, a...


RECONHECIMENTO

Prefeitura promove almoço de confraternização em homenagem aos servidores de Indiavaí

Evento será realizado nesta terça-feira (30) e reúne servidores de todas as áreas da administração municipal.


DESTAQUE

Bebedouro multiuso em espaço público destaca Figueirópolis d´Oeste nas redes sociais

Equipamento instalado pela prefeitura oferece água gelada, água em temperatura ambiente, espaço para pets e ponto de refrescamento corporal.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.